Por que o Jovem Aprendiz precisa fazer um curso de Informática?

Se você está pensando em se tornar um Jovem Aprendiz, saiba que um dos diferenciais para assegurar sua

Se você está pensando em se tornar um Jovem Aprendiz, saiba que um dos diferenciais para assegurar sua vaga em uma empresa é fazer um curso de informática.

O Jovem Aprendiz é um programa criado pelo governo federal por meio da Lei da Aprendizagem de 2000, que abriu oportunidades para jovens de 14 a 24 anos conseguirem o primeiro emprego.

Para concorrer a uma das vagas oferecidas no mercado de trabalho na modalidade de Aprendiz, a exigência é ter entre 14 e 24 anos e estar matriculado no Ensino Fundamental, Médio ou ter concluído os estudos.

Neste artigo vamos mostrar os motivos para você fazer um curso de informática e se destacar na hora de se candidatar a uma vaga.

Tudo gira em torno da tecnologia

Como você já deve ter percebido, a tecnologia domina nosso cotidiano e é muito utilizada no mercado de trabalho em diferentes setores.

Setores administrativos, de RH, marketing, diretoria e secretarias, entre outros, dependem do computador para funcionar de forma eficiente.

Ou seja, ter um curso de informática é um grande diferencial para você conseguir um emprego!

Você se torna mais produtivo

Ao adquirir conhecimento em informática, você pode se tornar mais produtivo para a empresa, pois pode executar diferentes tarefas mais rapidamente, como digitar textos, enviar e-mails de trabalho, elaborar uma apresentação ou fazer uma planilha.

Além disso, durante o Programa Jovem Aprendiz você vai aprender uma nova profissão e, em certas áreas de atuação, ter no mínimo noções básicas de informática é essencial. Pense no setor Administrativo ou Financeiro de uma empresa, por exemplo, nos quais o uso do computador é praticamente obrigatório para executar as tarefas que lhe forem determinadas.

As empresas não oferecem curso de informática

As empresas contratantes fornecem apenas o curso prático e teórico sobre determinada profissão, não um curso de informática.

No entanto, elas valorizam os candidatos que têm conhecimento de informática, pois é provável que eles tenham um desempenho melhor ao realizar o trabalho.

Novas oportunidades

Saber informática pode levar você muito longe. Suas habilidades não apenas lhe darão maiores chances de ser selecionado como Jovem Aprendiz, mas podem abrir portas para uma contratação na própria empresa ou para conseguir outra oferta de trabalho ao fim do programa.

Quanto mais conhecimento você buscar, mais alto pode chegar, obtendo cargos mais altos e conquistando promoções.

Aumenta sua capacitação

Fazer um curso de informática, você investe em si mesmo, aumenta sua capacitação e torna-se um profissional mais competente. Isso aumenta o valor de seu currículo, tornando-o mais atrativo para as empresas.

Sem contar que conhecimento nunca é demais, e como estamos em uma sociedade que cada vez mais usa a tecnologia nos mais diversos momentos, saber informática não é útil apenas no trabalho, mas no seu dia a dia, ajudando-o a resolver problemas e facilitando sua vida.

Um campo vasto e em constante transformação

Ao fazer um curso de informática também não ajuda a atuar em apenas uma área – há muitas funções para as quais você pode se capacitar, uma vez que o tema é amplo e pode ser explorado de diversas formas.

Estes são alguns dos cursos que você pode fazer:

Análise e desenvolvimento de sistemas: ensina a construir sistemas operacionais e programas que são essenciais em diferentes áreas.

Ciências da computação: neste curso você aprende a desenvolver qualquer tipo de ferramenta de informática e conhece maneiras diferentes para lidar com problemas em computadores.

Engenharia da computação: o curso ensina a projetar e construir computadores e seus periféricos, integrando máquinas e programas, como editores de texto, de planilhas, entre tantos outros.

Engenharia e controle de automação: você aprende a criar sistemas automatizados para diferentes áreas, de modo a evitar desperdícios e aumentar a produtividade.

Engenharia de software: ensina a desenvolver e realizar a manutenção de programas, seja de computadores ou de dispositivos móveis.

Jogos digitais – este é um curso no qual o aluno aprende a criar jogos para computador, videogame, celular, tablet, internet.

Sistemas de informação: o estudante aprende a elaborar e gerenciar um banco de dados seguro e eficiente para as empresas.

Sistemas para internet: você aprende a planejar, desenvolver e gerenciar diferentes programas, aplicativos e interfaces para páginas na Internet.

Todos os cursos citados são bem vistos na área de informática, cujo mercado de trabalho tem crescido cada vez mais. Assim, se você quiser seguir esta área, saiba que ela oferece muitas oportunidades de emprego.

E o conhecimento básico de informática abre as portas para fazer cursos mais avançados.

Como fazer um curso de informática básico?

Não falta variedade de cursos de informática, mas nós, da Star-go, podemos proporcionar conhecimento atualizado e de qualidade.

Nosso Curso de Informática Para o Mercado de Trabalho fornece as ferramentas e informações para serem aproveitadas em diferentes áreas, podendo ser utilizados em escritórios, faculdades e empresas.

O aluno aprende a usar o Microsoft Windows 10 e os programas mais importantes do Microsoft OfficeWord 2016, Excel 2016 e Power Point 2016, que são muito requisitados nas empresas.

Nosso curso tem carga horária de 96 horas e pode ser feito por jovens a partir de 14 anos. Para estudar conosco, você precisa saber ler e escrever e ter noções básicas de como usar um computador.

As aulas são presenciais, a Star-go oferece material didático próprio e nosso site tem um espaço reservado aos alunos. Ao fim do curso você receberá um certificado de conclusão que pode ser somado ao seu currículo.

Então, lembre-se: fazer um curso de informática pode não só ser a sua grande oportunidade para conquistar uma vaga no Programa Jovem Aprendiz, mas também vai ajudar você a se qualificar para encarar os desafios do mercado de trabalho e a crescer profissionalmente. São benefícios que valem a pena o investimento!

Se você tem uma instituição educacional e gostou do que leu neste artigo, saiba que também é possível implementar nosso curso em sua escola, pois trabalhamos em parceria com diversas instituições em todo o Brasil.